A indústria da moda em 2020

Este ano, as marcas continuarão a evitar grandes lançamentos centrados em tecnologia em favor de testes incrementais e aproveitarão o que funcionou melhor no ano de experimentação de 2019. Com base no momento de muitos dos temas emergentes do ano passado, eis as tecnologias e tendências esperadas para chegar às manchetes no próximo ano.
Também pedimos aos respondentes da pesquisa três perguntas para investigar o que estava no topo de sua agenda pessoal: quais dos temas previstos no relatório do ano passado sobre o estado da moda estavam entre os três principais impactando seus negócios hoje quais eles veem como os maiores desafios que a indústria enfrenta no futuro; e quais consideram as maiores oportunidades para o próximo ano? Suas respostas revelam alguns temas consistentes.

Além da sustentabilidade e da digitalização, a terceira grande oportunidade para o setor no próximo ano, conforme citado pelos participantes da pesquisa, foi a inovação. Não é de admirar, então, dado o investimento necessário para enfrentar esses desafios, que pequenos e médios players estão particularmente nervosos com o que virá pela frente.

A TECNOLOGIA TORNARÁ AS FÁBRICAS MAIS EFICIENTES

Mas muitas roupas que são produzidas todos os anos não são realmente usadas pelos consumidores. Como: Chapeu, Biquinis, Blazer, suéter entre outros…

As marcas de moda geralmente projetam e fabricam roupas com meses de antecedência e geralmente não prevêem com precisão os gostos dos consumidores. O resultado é que muitas roupas não são vendidas ou são vendidas a preços promocionais para os consumidores que as usaram algumas vezes antes de jogá-las fora. Às vezes, as marcas fabricam muito tecido e não o usam, ou fabricam roupas de maneira ineficiente que resulta em muitos pedaços de tecido não utilizados.

A análise de dados, por exemplo, permite que as empresas descubram coisas como a quantidade de tecido necessária para uma peça em particular e quanto é desperdiçado. A computação em nuvem significou que é muito mais rápido e fácil enviar informações dos estúdios de design para fábricas.p Portanto, agora é mais fácil fabricar roupas sob demanda ou pelo menos mais perto de quando elas serão vendidas. O desafio agora é aplicar todas essas tecnologias à questão de fabricar roupas de maneira mais sustentável.

Algumas marcas são grandes o suficiente para forçar mudanças nas fábricas que usam. Outros são pequenos demais para exercer muita energia. A melhoria da tecnologia pode levar a mudanças mais amplas no setor. Como ele diz, reduzir o desperdício não é apenas melhor para o meio ambiente; também é mais econômico para fabricantes e marcas. E uma vez que as próprias fábricas mudam suas práticas, os benefícios chegam a todas as marcas que dependem delas.