A criação de loja virtual está crescendo de maneira devastadora no mundo todo e isso significa que o comércio eletrônico está rapidamente se tornando uma necessidade para os varejistas e até mesmo para muitas empresas B2B.
A boa notícia é que nunca foi tão fácil para as empresas menores entrarem no comércio eletrônico e colherem muitos benefícios.
Aqui estão quatro principais vantagens que o comércio eletrônico pode trazer ao seu negócio.
1. Custos operacionais mais baixos
Não é dispendioso configurar uma operação de comércio eletrônico graças a plataformas de baixo custo . Esses serviços facilitam para os empreendedores abrirem uma loja online com tudo, desde um site atraente e otimizado para dispositivos móveis até pagamentos para gerenciar o estoque e o envio. Eles também podem integrar gerenciamento de vendas e estoque entre suas operações online e de tijolo e argamassa.
Claro, haverá muitos detalhes a serem trabalhados e desafios a serem superados, mas seu investimento inicial será relativamente baixo, especialmente se comparado à configuração de uma loja física.
À medida que você se torna mais bem-sucedido, pode aumentar seus gastos para aumentar suas ofertas de produtos, fazer mais publicidade direcionada, criar conteúdo e, eventualmente, criar um site personalizado.
Os três fundadores da De Rachel , uma empresa de Montreal que vende funky, de alta qualidade meias e leggings, usou a plataforma WordPress para lançar sua loja online em 2014 e em breve estará lançando um novo site usando Shopify.
Graças à sua marca cool e serviço altamente personalizado, os parceiros Carolyne Parent, Alyeska Guillaud e Mélanie Heyberger triplicaram as vendas a cada ano e agora estão explorando o mercado dos EUA.
2. Acompanhe seus clientes
A beleza do e-commerce é a quantidade de informações que você pode coletar sobre seus clientes graças à análise da web .
Você pode acompanhar de onde eles vêm, para onde vão em seu site e o que compram. Você pode usar os dados para otimizar sua loja online. Quais são os seus produtos mais populares? Onde as pessoas saem do site? Quais ajustes e promoções de design geram aumento de vendas? Você também pode usar muitos desses insights para impulsionar as vendas em sua loja física.
A equipe de Nicole Smith trabalha duro em análises em sua empresa, a Flytographer . É uma plataforma que conecta turistas a fotógrafos profissionais em mais de 200 cidades ao redor do mundo.
Para melhorar as vendas e criar novos produtos, a Flytographer estuda constantemente os dados gerados por seu site, os esforços de marketing online e a plataforma de reservas. A empresa Victoria “tenta entender como podemos remover o atrito e injetar prazer” em cada ponto de contato com o cliente, diz Smith.
3. Melhore a experiência do seu cliente
Um número cada vez maior de consumidores faz compras online, mas muitos também querem uma experiência na loja: a capacidade de tocar e experimentar mercadorias enquanto recebe conselhos de sua equipe. Um site de comércio eletrônico oferece aos clientes o melhor dos dois mundos.
Seu site fornecerá aos clientes a conveniência de compras 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar. Você pode tornar a experiência ainda melhor com aplicativos que permitem que os clientes examinem seus produtos de perto e conversem com sua equipe.
Ao mesmo tempo, você pode usar seu recurso de comércio eletrônico para melhorar sua experiência na loja, armando seus funcionários com smartphones ou tablets. Eles podem mostrar os produtos dos compradores online enquanto eles os acompanham em sua loja e até recebem pedidos no local.
A Empire Sports , uma cadeia de lojas de skate, snowboard e roupas que cresce rapidamente, atende a clientes online e em seus 10 locais de tijolo e cimento em todo o Quebec.
“Há um bom número de clientes que comprarão um snowboard online sem tocá-lo com as mãos, mas outros não farão isso”, diz Philippe Grisé, presidente do Empire. “Muitos deles querem entrar na loja para obter informações técnicas de uma equipe competente e também tocar e comparar o produto com outras marcas e modelos.”
4. Expanda seu alcance
O comércio eletrônico permite que sua empresa ultrapasse seu peso com concorrentes muito maiores e aumente seu alcance geográfico além de sua comunidade para sua região, todo o país ou mercados estrangeiros.
A 7 Virtues é uma empresa Halifax que fabrica “perfumes da paz” a partir de óleos essenciais importados de países em reconstrução, incluindo o Afeganistão, o Haiti e o Ruanda.
As fragrâncias são vendidas nas lojas 70 Hudson’s Bay e 70 Sephora no Canadá e a presidente Barbara Stegemann espera expandir as lojas Sephora nos EUA. As 7 Virtues também vendem para clientes no Canadá através de sua loja online em uma plataforma WordPress.
“Nossa loja online realmente complementa a nossa loja de tijolos e argamassa”, diz Stegemann. “Você realmente precisa ir até a loja para descobrir qual é o seu aroma característico. Então, quando você souber e quiser reabastecê-lo, online será a maneira perfeita de economizar tempo. ”
“Também funciona do outro jeito. Publicamos artigos e temos uma revista com modelos femininos e quando as pessoas acessam a Internet e lêem esses artigos interessantes em nosso site, eles ficam curiosos e visitam as lojas. ”
Dicas para o sucesso do comércio eletrônico
1. Comece pequeno
Não fique atolado tentando criar um site enorme e de alta qualidade com centenas de produtos. Comece com um site de comércio eletrônico gratuito ou de baixo custo e teste três ou quatro produtos para avaliar o interesse do cliente enquanto trabalha os problemas em seu processo de pedidos e atendimento.
2. Teste, aprenda, melhore
Não espere ser impecável com seus primeiros esforços. A tecnologia permite que você experimente as coisas de maneira rápida e econômica e melhore.
3. Seja atraente
Inclua imagens de produtos atraentes, descrições claras e um layout facilmente navegável, para que os visitantes possam encontrar rapidamente o que estão procurando e fazer uma compra. Além disso, envolva os visitantes com extras divertidos e educativos: dicas de como fazer para produtos, vídeos interessantes e informações básicas sobre a história da sua empresa.
“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e da UpSites Digital, empresa especializada em desenvolvimento de sites WordPress. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”