Os serviços e produtos para animais de estimação são um negócio muito atraente, devido o seu crescimento exponencial e faturamento anual. A concorrência é bem acirrada, portanto, se você deseja saber como melhorar os lucros e gestão para o sucesso de sua clínica veterinária, confira as dicas presentes neste artigo.
Dicas para aplicar em sua clínica veterinária
Como sabemos esse mercado não para de crescer, mas para atrair e fidelizar clientes garantindo o sucesso de seu negócio, é preciso ter estratégias que permitam o alcance desse objetivo.
E uma das mais importantes é o sistema clínica veterinária, um tipo de software que permite a otimização de todo o processo burocrático do negócio, seja controle de estoque, parte financeira, agendamento de consultas e notificações dos serviços realizados para os clientes, etc.
Como aumentar o faturamento em uma clínica veterinária
Promover planos de saúde para animais de estimação
Esses tipos de planos farão com que o cliente não se concentre tanto na conta e também visite a clínica com mais frequência. Qual a utilidade de ter um cliente mais vezes no seu centro? Pode ser usado para aumentar a renda e também para torná-lo um cliente fiel e satisfeito.
Aproveite as suas visitas para conversar com ele, explique as vantagens dos serviços, ofereça folhetos informativos, fale sobre o sistema clínica veterinária que agenda a consultas e realiza lembretes dos procedimentos agendados, etc.
Acompanhe seus clientes
De vez em quando, verifique seu arquivo e quais clientes seguiram a vacinação, o plano de desparasitação e quais clientes esqueceram. Envie um e-mail para eles e, se tiver tempo, ligue para eles!
Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e que está recebendo o melhor serviço. Além disso, o sistema clínica veterinária, nos ajuda com essa parte de lembretes automáticos.
Verifique suas faturas
Como empresa, você deve garantir que cobra tudo o que é feito na clínica, incluindo pequenas coisas, como revisões. Se esquecer-se de cobrar alguma coisa, com o tempo isso pode ser um problema na sua economia.
Avalie seus próprios serviços
Em um centro veterinário ao oferecer serviços não tangíveis, é especialmente importante dar-lhe valor. Desta forma, o cliente percebe que seu dinheiro é bem gasto. Durante a visita ou consulta, vá explicando tudo o que você está fazendo, e não se esqueça de dizer todas as vantagens que o tratamento traz ao animal de estimação.
Ofereça maneiras de financiar tratamentos
Em vez de oferecer apenas os descontos (o que causaria uma diminuição no volume de negócios da clínica), ofereça várias possibilidades de financiamento. Existem muitos bancos que, com seu ID e número de conta, oferecem esses serviços.
Venda cruzada
Outra opção poderia ser aumentar o valor médio de vendas. É importante oferecer aos nossos clientes alguns produtos e serviços relacionados ao que eles já estão comprando. Mas cuidado! Certifique-se de não ser muito persistente, no final, estamos mais interessados em um cliente sair feliz e não pressionado por uma venda, isso é uma questão de equilíbrio!